domingo, 10 de julho de 2011

VAI PINTAR A QUÍMICA!


Objetivo:

Abordar a Química de forma interdisciplinar e contextualizada através de práticas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Quer aprender a produzir tinta com vegetais? É fácil! Veja a tabela abaixo e faça um teste!



Conteúdo:

Nesta atividade podem ser abordados os seguintes conteúdos da matriz curricular do ensino médio: Funções inorgânicas; Indicador ácido-base; Solubilidade; Concentração de soluções; Funções orgânicas.

Tintas produzidas:

Local: Laboratório de Química do Colégio Estadual Liceu de Maracanaú (Ceará - Brasil)

Foram produzidas 08 cores: Laranja, amarelo, azul, verde, magenta, rosa, lilás e marrom.

Teste da tinta produzida:

Local: Laboratório de Química do Colégio Estadual Liceu de Maracanaú (Ceará - Brasil)

Quer saber mais detalhes desta atividade? Pode postar suas dúvidas ou sugestões!

2 comentários:

  1. Que iniciativa legal, já revirei o Blog e gostei de tudo.É uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem mais e se aproximarem mais ainda da Química, já que a mesma é considerada uma matéria tão chata pela maioria dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma ideia brilhante Ana Kédyna. Essa sua cabecinha não para nunca né?! São tintas, sabão, conscientização, educação, em fim, diversas maneiras e métodos pra divulgar essa ciência Química, cujo grande Lavoisier a séculos atrás já nos apresentava! Essa sua ideia de mostrar a Química de um outro ângulo é super legal e facilita o entendimento dos alunos que como bem citado pela querida Débora Everlen "é considerada uma matéria tão chata." Bom venho a que como ex orientado e vivenciador de parte de sua carreira li desejar sorte e sucesso com esse novo veículo de educação.
    Parabéns e um forte abraço.

    Luan Mariano Duarte
    Estudante de Zootecnia pela UFC.

    ResponderExcluir